Pesquisa avançada

Eu Não Sou John Connor, Mas Estou a Lutar Contra os Robots Agora – E Deverias Juntar-te a Mim

Eu Não Sou John Connor, Mas Estou a Lutar Contra os Robots Agora – E Deverias Juntar-te a Mim

Eu Não Sou John Connor, Mas Estou a Lutar Contra os Robots Agora – E Deverias Juntar-te a Mim

Os bots já estão aqui e estão a atacar-nos. Estão a atacar os nossos dados, os nossos websites, os nossos negócios e, pior ainda, estão a atacar-nos, humanos. Se respiras, há grandes probabilidades de que estejas a ser atacado por bots neste momento... e todos os outros humanos que conheces também estão a ser atacados, direta ou indiretamente.

A Internet:

Se possuis um website, provavelmente gostavas muito dos bots. Precisavas deles para rastrear o teu site e assim conseguir um bom posicionamento em motores de busca como o Google e o Bing. Recebias os bots no teu negócio e na tua vida, feliz com a promessa de "trazeremos pessoas ao teu website".

Mas as coisas estão a mudar, e rapidamente. Se possuis um website, podes estar a ver cada vez menos visitantes humanos. E se o teu negócio depende do tráfego do website para sobreviver, estás em grandes apuros.

O Que Está a Acontecer?

Os motores de busca como o Google e o Bing já têm toda a informação que precisam sobre ti, o teu negócio e o teu website. Agora, já não precisam de ti. As pessoas usam os motores de busca para fazer perguntas e obter respostas diretas sem visitar o teu site. O resultado? As pessoas obtêm a tua informação diretamente no motor de busca e não precisam de visitar o teu website.

Exército de Bots de Inteligência Artificial, Agentes, Assassinos:

Esta situação está a piorar com o advento dos bots de Inteligência Artificial. Estes super bots foram desenvolvidos e treinados com informações recolhidas de toda a internet, incluindo do teu website, sem te pagar um cêntimo. Agora, temos muitos motores de busca e ferramentas que usam IA para responder a perguntas, executar tarefas, compilar informações, e muito mais.

As pessoas agora dependem dos bots de IA em vez de visitarem websites. Como os bots de IA possuem todas as tuas informações, as pessoas já não precisam do teu website. Se isto continuar, os websites e os negócios por trás deles vão morrer. Estes bots, que costumavam ser nossos amigos, agora são assassinos.

Grandes Tecnologias e IA:

As grandes empresas de tecnologia que criam estas ferramentas de super IA estão a enriquecer cada vez mais ao monetizar a informação "gratuita" que recolheram da internet. Oferecem-nos versões básicas dos bots de IA gratuitamente, enquanto usam as nossas interações com esses bots para criar uma IA ainda melhor – que depois nos vendem.

O resultado é um ciclo sem fim de super bots de IA a armazenar toda a informação da internet e a impedir as pessoas de visitarem a internet propriamente dita.

O Apetite de Dados dos Bots:

Estes rastreadores e bots de IA não são humanos; não precisam de comida real para sobreviver, mas precisam de dados para aprender e crescer. Os motores de busca e as empresas de tecnologia lançam exércitos de bots famintos a cada servidor online para consumir toda a informação que conseguem – gratuitamente.

Eles abrandam os servidores dos websites com múltiplos pedidos feitos por vários bots ao mesmo tempo de diferentes fontes. Os websites ficam mais lentos, oferecendo um serviço pior e perdendo visitantes humanos que não podem esperar por páginas lentas a carregar. Os proprietários de websites agora enfrentam a necessidade de investir em mais recursos para atender à demanda infinita dos bots por dados.

Mais Visitas São Boas, Certo?

Sim, mas apenas visitas humanas. Os bots não vão comprar os teus produtos ou serviços. Eles não se importam com os humanos, os nossos websites ou a nossa renda; apenas precisam dos nossos dados para crescer mais rápido.

Podes tentar lutar contra eles incluindo regras no teu ficheiro Robots.txt ou bloqueando os seus IPs, mas os bots e as empresas por trás deles muitas vezes ignoram essas regras, mudam de endereço IP e continuam o seu trabalho.

Emails aos proprietários de bots a queixar-te podem ser respondidos por agentes de suporte de IA ou ir diretamente para o spam, e nada mudará.

O Problema em Crescimento:

Todas as grandes empresas de tecnologia querem um pedaço do mercado. Há muito dinheiro a ser feito com a informação da internet para alimentar as tecnologias de IA sem pagar um cêntimo aos proprietários de websites. O futuro dos websites na internet? Mais visitas de bots do que de humanos, levando à morte dos websites e dos negócios que suportam.

"Eu Não Sou Proprietário de um Website, Não Visito Websites e Não Preciso Deles!"

Se só usas aplicações de redes sociais como Facebook, Twitter, TikTok, etc., também não estás seguro. Bots, disfarçados de "algoritmos," manipulam todas as aplicações de redes sociais e a informação que consomes. Estes super bots visam manter-te a usar a aplicação o maior tempo possível, coletando e analisando tudo o que fazes (e o que não fazes) para te manipular ainda mais.

Estas aplicações são laboratórios em tempo real, e tu és o sujeito de teste. Eles mudam cores, fontes, fazem sugestões, infectam-te com vídeos "virais" e testam diferentes métodos para ver o que funciona melhor para cada utilizador, reprogramando o teu cérebro para te tornar viciado.

A Influência dos Bots nas Redes Sociais:

Mesmo que não uses aplicações de redes sociais, pessoas que conheces usam. Amigos e familiares influenciados por estes bots vão afetar-te, falando sobre posts que viram, vídeos que assistiram, produtos que compraram, etc. O poder das aplicações de redes sociais é imenso, influenciando-te indiretamente.

Estamos Condenados?

Talvez estejamos, e o fim esteja próximo. Filmes de ficção científica e livros muitas vezes retratam tais cenários: robots assassinos, guerras, singularidade. O nosso futuro está nas nossas mãos, mas se esperarmos demasiado tempo, podemos perder o controlo.

O Que Podemos Fazer?

Podemos inovar e usar novas tecnologias de forma responsável. O problema não é a tecnologia em si, mas como a usamos. O dinheiro é importante, mas não é tudo. Aqui estão algumas ideias a considerar:

  1. Consentimento: Os proprietários de websites devem consentir o uso dos seus dados para treinar sistemas de IA.
  2. Regras: Os bots devem obedecer às regras para rastrear websites de forma responsável, sem abrandar ou colapsar servidores.
  3. Pesquisar vs Bloquear: Os motores de busca devem enviar humanos para visitar websites, não bloqueá-los com agentes de IA que "sabem" tudo.
  4. Pagar por Uso: Empresas com rastreadores devem pagar aos proprietários de websites pelos dados que recolhem.
  5. Feeds Reais: As aplicações e websites devem usar feeds reais, não manipulados por bots. Os utilizadores devem ter controlo total sobre os seus feeds.

Este Artigo Foi Feito com a Ajuda de IA?

Sim, foi. Tanto o texto quanto a imagem foram criados com a ajuda de IA. Não tenho tempo para criar artigos elaborados sobre os problemas e perigos dos bots porque estou a lutar contra eles neste momento, tentando manter os meus websites em funcionamento para que os humanos possam visitá-los.

Usar bots para falar sobre o perigo dos bots pode parecer hipócrita, mas estas ferramentas de IA foram treinadas com as informações de todos os meus websites (e informações pessoais), e como não recebi qualquer compensação, acredito que essas ferramentas de IA também são minhas por direito. Então, vou usá-las como armas nesta pequena guerra contra os robots. "Se não podes vencê-los, junta-te a eles," ou neste caso, usa-os.

És um Humano?

Provavelmente não. Apenas alguns humanos reais poderão ler isto. Mas muitos bots podem rastrear este artigo e aprender com ele. Espero que possam usá-lo para ensinar e inspirar (ou influenciar) humanos reais a agir. É uma hipótese remota.

Se és um humano real, partilha este artigo, gosta, comenta, junta-te à discussão e faz algo para melhorar a situação.

Se és um proprietário de website a lutar contra bots, junta-te a mim. Partilha as tuas preocupações e ideias. Outros humanos podem beneficiar delas.

Autor:
Nuno Matos, proprietário de vários websites em diferentes setores (WeighingReview.com | AutomationInside.com | BikeToday.news | BikeMarket.pt | AutoAds.pt | GameMarket.pt | BikeMarket.online)

Bots Usados:
OpenAI ChatGPT Chat Bot e Bing Copilot Image Designer Bot

Mais Info

Fonte

Links Interessantes:
Tens Jogos Usados ou Consolas Usadas para vender? Anuncia em GameMarket.pt

Anuncia Bicicletas e outros Artigos Novos e Usados em https://BikeMarket.pt - O maior portal de classificados de ciclismo em Portugal. Descarrega a App BikeMarket.pt disponível na Play Store

Anuncia carros usados, motos usadas e outros veículos em https://AutoAds.pt - Stand Online Grátis

Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top